Você esta começando agora em campanhas digitais e quer saber como fazer email marketing?

Se você ja sabe o que é email marketing e esta começando agora a criar suas campanhas, separamos os passos iniciais de como começar a fazer suas campanhas de email marketing de forma a obter o melhor resultado e atingir a conversão esperada.

Antes de começar enviar email marketing

Antes de começar enviar email marketing, dividimos e explicamos 4 fatores que você deve ter em mente e saber exatamente o que é.

  • "Mailing de email marketing" ou sua "lista de contatos", são todos os dados que você tem sobre seus clientes e que deseja se comunicar. Não se esqueça que da mesma forma que não existe empresas sem clientes, não existem campanhas de email marketing sem os dados dos seus clientes, por isso, esse é um ativo muito importante da sua empresa e deve ser tratado com muito cuidado e carinho. Mas abaixo falamos mais sobre lista de email e daremos mais detalhes de como cuidar de sua lista de contatos e mante-la sempre atualizada e viva.
  • Template email marketing - Peça, template, arte, email, entre outros, são os nomes comumente usados para nomear o seu template de email marketing. O Template do email marketing é o que irá chegar na caixa de entrada do seu cliente (assim esperamos, se todas as atividades de entregabilidade de email marketing foram seguidas) depois que a ferramenta de email marketing fizer todo o trabalho dela e disparar o email. Uma boa ferramenta de email marketing também permitir que você personalize o seu template com variáveis da sua lista de contato, fazendo seu email chegar o mais personalizado para seu cliente.
  • Planejamento de envios - Sua campanha de email marketing, assim como qualquer campanha por outro canal de marketing digital, deve ser planejada com antecedência! Dito isto, especialmente em campanhas de email marketing o planejamento é importante visto que os provedores irão lhe "punir" (fazendo assim com que seus emails passem a cair na caixa de spam) caso você não planeje suas campanhas pensando em dois itens: Frequência e Relevancia. E o que isto quer dizer ? Pense de forma simples: "Estou enviando mensagens de forma exagerada para meu clientes?" e "Estou enviando conteúdo que interessa ao meu público?". Se pensar nestes dois itens, boa parte do seu planejamento será assertivo. Porém, como tudo nessa vida, existem exceções como, por exemplo, a frequencia exagerada de envios é ruim pois seu cliente pode "cansar" de você mas se mandar emails com pouca frequencia quem pode lher punir são os provedores. Mais baixo explicamos um pouco melhor e damos dicas de como evitar isso.
  • Medição de resultados e conversão - Qual a taxa média de abertura ou de clique para campanhas de email marketing? Não existe uma única resposta que sirva para todas as empresas para essa pergunta. Cada tipo de negócio, perfil dos clientes, tipo de email (venda, newsletter, transacional, etc), horário de envio do email, frequencia e relevancia dos disparos irão influenciar nas suas taxas. Então a primeira coisa a entender é quais são as principais taxas que você deve observar: "Entregues" são os emails que os provedores informaram a sua ferramenta de email marketing que foram recebidos. Mas foram entregues na caixa de entrada? Não necessariamente! De forma geral, se essa taxa estiver abaixo de 97% você tem algum problema (que pode ser na lista de contatos, blacklist, ip "frio", etc). "HardBounce" são os emails inválidos. Os emails chegaram ao provedor porém ele não existe mais no provedor ou nunca existiu. Tome bastante cuidado com os hardbounces, os provedores abaixam a reputação do enviador quando a quantidade de email inválidos é grande. Uma alta taxa de hardbounce pode ser um sinal que sua lista de contatos esta ficando "velha" "SoftBounce" são os erros temporários e significa que por algum motivo qualquer o provedor não aceitou o email naquela caixad de email naquele momento. Um exemplo classico são as caixas cheias. Quando um erro temporário se repete algumas vezes a sua ferramenta de email marketing deve ter mecanismos para desativá-lo de forma defitiva. "Optout" são aquelas pessoas que clicaram para não mais receber email marketing da sua empresa. Um bom template de email marketing deve conter um link de optout para as pessoas que não mais querem receber seu email possam se descadastrar e assim evitar que elas façam um report de spam. Além deste link no seu template, a ferramenta de email marketing que você utiliza deve tratar os chamados "report spam" e desativar estes contatos. E o que é Report Spam? Report Spam é um mecanismo que alguns provedores possuem e que permite o usuario clicar para não mais receber o seu email no próprio software do email. Se seu cliente clicar nesse botão e você continuar enviando emails para ele, o provedor passa a baixar sua reputação e não mais entregar seu email marketing para nenhum outro usuario daquele domínio (exemplo: @hotmail.com). "Abertura" são todos os usuários que abriram o email marketing que você enviou. A taxa de abertura esta muito relacionada ao assunto, uma vez que um assunto relevante e interessante faz com que as pessoas se interessem pelo conteúdo interno e abram o email. Este é o primeiro passo para dizer que sua campanha de email marketing esta sendo bem sucedida. "Cliques" são todas as pessoas que clicaram em algum "call to action" do seu template de email marketing. Essa, na maioria das campanhas de email marketing, é a principal conversão uma vez que você conseguiu fazer com que seu cliente tome alguma ação como, por exemplo, ir para seu site verificar o produto que anunciou no email marketing. Observe também que existem os chamados "clique únicos" que é uma metrica variada dos "cliques" e que agrupa somente pelo usuário a quantidade de cliques. Um mesmo usuário pode clicar em vários "call to action" do seu email marketing e sua ferramenta de email marketing deve lhe ajudar a medir e analisar através de um mapa de calor, por exemplo, o que mais esta chamando atenção e convertendo na sua campanha.

15 Dicas de como fazer email marketing, direito.

  • Crie sua própria lista de contatos através de ações de cadastros em seu site (landing pages ou outras técnicas). Não use listas compradas.
  • Mantenha sua lista de contatos viva e atualizada. Se um contato não abre seus emails, para que continuar enviando mensagens ? Faça campanhas especificas para tentar recuperar esses contatos (uma campanha de saudade por exemplo) e caso não funcione pare de enviar email marketing para estes contatos.
  • Segmente e conheça seus contatos. Busque perfis semelhantes para enviar campanhas cada vez mais segmentadas. Seus clientes do Nordeste usam as mesmas roupas que seus clientes do sul durante o inverno? Então porque mandar o mesmo email para todos eles?
  • Alimente os dados dos seus contatos com informações geradas pela sua ferramenta de email marketing. Conheça os hábitos e preferências através dos dados que a ferramenta de email marketing que esta utilizando geram para você. Geolocalização, horários que costuma abrir o email, preferências de conteudo do seu template, disposito preferencial (celular ou desktop)
  • Peça novas informações para seus contatos. Quando você quer saber alguma coisa de uma pessoa o que faz? Pergunta, não é mesmo? Então faça pesquisas e pergunte as preferencias de seus contatos. Algumas ferramentas de email marketign possuem integração com boas ferramentas de pesquisa como a Survey Monkey, por exemplo.
  • Personalize seu template de email marketing com as informações que possue do seu cliente. Nome, região onde mora, time que torce, valor que economizou utilizando um cupom que você deu para ele são exemplos de informações que pode colocar no template do seu email marketing e deixa-lo personalizado.
  • Não utilize palavras ou termos no seu template que possam ser interpretados pelos provedores de email como SPAM. Veja estas dicas de "como criar um template de email marketing"
  • Crie assuntos para seu email que façam o seu cliente se interessar pelo conteúdo. Não use "sensacionalismo" pois não será legal no segundo passo, mas faça um texto que cause curiosidade e senso de urgência no usuário para que ela abra seu email marketing.
  • Faça todas as delegações e assinaturas para que os provedores não achem que você é um spammer. A equipe de setup da sua ferramenta de email marketing deve ter orientar e te ajudar a fazer essas configurações que são extremamente importantes para a entregabilidade e reputação de seu dominio nas campanhas de email marketing. Peça ajuda ao suporte.
  • Faça envios com frequencia mas sem exagerar. Entenda o perfil dos seus clientes e sua capacidade de gerar conteudo relevante para enviar email marketing para definir quantas campanhas deve fazer por semana. Na geral de duas a três campanhas por semana é uma quantidade boa.
  • Campanhas de aniversário ou outras felicitações é uma boa maneira de falar com seu cliente quando não tem um conteudo relevante sem deixar cair a frequencia. Algumas ferramentas de email marketing permitem criar campanhas recorrentes para esse tipo de ação precisando você criar apenas uma campanha que roda ao longo de todo o ano.
  • Crie campanhas transacionais para ganhar reputação nos provedores. Faça campanhas transacionais para quando, por exemplo, o usuário preenche algum dado no seu site, quando se cadastra ou para o famoso carrinho abandonado. Não perca essas oportunidades de conversar com seu cliente e ainda aumentar a reputação nos provedores.
  • Responda todos os email. Geralmente quando você envia uma campanha de email marketing uma parte dos teus clientes respondem aquele email pedindo mais informações ou falando qualquer outra coisa a respeito da campanha. A maioria das empresas ignoram essas mensagens o que é ruim por dos motivos: 1° aquela resposta pode lhe gerar negócios, pode ser uma dúvida que falta para a pessoa comprar seu produto e 2° os provedores aumentam a reputação de dominios de email que "conversam" com os usuários, ou seja, fazem a conversa nos dois sentidos.
  • Faça Teste AB em suas campanhas procurando descobrir o que dá melhor resultado. Teste por exemplo dois assuntos e veja qual tem a melhor taxa de abertura. As melhores ferramentas de email marketing possuem módulos que automatizam campanhas de teste AB.
  • Lembre que uma parte dos seus clientes abrem o email no celular, portanto seu template deve estar preparado para se adaptar ao mobile. Isso é chamado de layout responsivo e você consegue encontrar templates responsivos gratis na internet. Procure bem e faça testes no layout.
  • Faça testes do template do seu email marketing para verificar como ele fica nos vários dispositivos e browsers. Por exemplo, um template pode ficar bom para o gmail no firefox porém fica ruim para hotmail no chrome no android. As boas ferramentas de email marketing possuem testes de templates e anti-spam.

Se você seguir estas dicas de como fazer email marketing
você já começara muito bem!

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